Yes! Nós temos vinhos de boa qualidade!

Na última semana eu participei de uma desgustação de vinhos brasileiros que aconteceu na ABS-SP, com direito a casa cheia. Representantes de 5 vinícolas contaram um pouco da sua história, estutura técnica e apresentaram 2 de seus principais vinhos.

Meu favorito da noite, pra variar, foi o Sauvignon Blanc da Pericó (São Joaquim/SC), safra 2014. Foi eleito o melhor vinho branco da última ExpoVinis, que aconteceu na segunda quinzena de abril. Havia também dois espumantes: um Dunamis Champenoise Brut 2012 e um Perini Espumante Champenoise. O segundo faz parte do guia Descorchados de 2015. Os demais vinhos brancos eram da uva Chadonnay. A região sul tem revelado um bom potencial para a produção dessa uva.

Os vinhos tintos apresentados transitaram entre o Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat. A Pizzato apresentou um vinho safra 2009 feito com as 3 variedades. Descobri nessa noite, que Tannat é bastante comum no Uruguai (uma região ainda desconhecida para mim). A vinícola Aurora apresentou seu vinho Millésime safra 2011, uma linha especial que só é fabricada quando a safra da Cabernet Sauvignon é classificada como excepcional pelos seus técnicos.

Muita gente torce o nariz quando o assunto é vinho brasileiro. Muita gente pensa no Sangue de Boi (quem nunca tomou desse vinho que atire a primeira pedra, rs…) e outros vinhos de mesa. Mas o setor de vinhos finos vem crescendo ano após ano, investindo pesado em tecnologia, e garantindo produtos de boa qualidade no mercado. Esse ano, espumantes brasileiros entraram no guia Descorchados, mais um sinal da evolução brasileira no setor.  Sempre que eu puder, trarei alguma coisa nacional aqui. Se é bom, precisamos celebrar! 😉

IMG_7310

IMG_7322

IMG_7311

IMG_7319

IMG_7318

IMG_7316

IMG_7327

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s