Iguais, porém diferentes

A primeira seleção do ano da assinatura de vinhos me trouxe dois vinhos franceses, feitos com a mesma uva, originados de safras diferentes. E mostraram ser vinhos bem diferentes.

O primeiro que eu provei foi o ‘Mommessin Fleurie Réserve 2011’. Fiz a harmonização com uma versão própria do Ratatouille (rodelas de abobrinha, berinjela e pimentão, regados com molho à bolonhesa e assados no forno). Como é um vinho mais antigo, quase não tinha taninos. É um vinho muito suave, você vai bebendo e, de repente, está bêbado (a graduação alcoólica é de 13%).

O segundo foi ‘Mommessin Beaujolais-Villages Réserve 2013’. A harmonização foi feita com pizza 4 queijos (mussarela, parmesão, provolone e gorgonzola). É um vinho mais jovem, um puco mais ácido, com mais taninos e um leve toque picante.

Ambos os vinhos foram feitos com a uva Gamay, parente da Pinot Noir, e quem tem como característica gerar vinhos leves. Ambos apresentam a cor rubi. Mas, por serem de safras diferentes, possuem características diferentes, a safra de 2013 foi um pouco mais difícil para ser produzida com as chuvas abundantes. Seu vinho apresentou acidez um pouco mais acentuada. Recomenda-se que os dois vinhos sejam consumidos em 5 anos. Talvez por isso, o vinho da safra de 2011 quase não tinha taninos, estava quase no fim da sua vida útil.

A experiência foi bastante interessante, principalmente porque eu consegui captar algumas diferenças entre os dois vinhos. E, após ler as informações a respeito dos vinhos, a harmonização também foi muito bem sucedida. 🙂

unnamed (2)

unnamed (5)

unnamed (3)

unnamed (4)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s