Tem como saber se um vinho está estragado?

Só dá para ter certeza absoluta de que um vinho está estragado depois de beber o primeiro gole, o que é uma experiência desagradável. Mas dá para observar algumas características que indicam que há algo de errado com o vinho.

  • “Vinho, quanto mais velho, melhor”: Atualmente, essa frase não tem muita validade. A maior parte dos vinhos disponíveis no mercado devem ser consumidos em até 5 anos. Alguns podem ser consumidos em até 10 anos. Existem alguns vinhos (normalmente caríssimos) que são chamados “vinhos de guarda”, que são os únicos que atendem à essa característica.
  • Rolha: Antes de abrir a garrafa, observar se não está ressecada, com líquido vazado mesmo com a garrafa fechada; se não está saltada, com uma parte para fora da garrafa; observar também que não há sinais de bolor ao redor da rolha. Depois que abrir a garrafa, a rolha não pode ter cheiro de mofo.
  • Cor: não pode estar muito amarelada (ou alaranjada) para vinho branco; para vinho tinto, evitar tom marrom e cor de tijolo; O líquido não deve ter coloração turva, deve ser límpida. Porém conter alguns resíduos, que devem ser solucionados com a decantação. Apenas espumantes devem conter bolhas.
  • Olfato: cheiro de vinagre ou acetona indica que algo está errado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s