Falando em metas…

No início deste ano, eu divulguei uma lista com 12 metas para trabalhar durante o ano de 2019. Hoje quero falar um pouco dos conceitos e o que me levou a definir aquele conjunto para este ano

Antes de estabelecer qualquer meta, é importante ter em mente quais os principais objetivos envolvidos. Aonde você quer chegar. Meu principal objetivo desse ano é cuidar da saúde.

Uma vez que tenho o objetivo, preciso traçar as metas. Como vou alcançar esse objetivo?

As metas podem ser de curto, médio e longo prazo. É bom para ter ações para pôr em prática já e ações para horizontes mais distantes. Alcançar o primeiro degrau dá estímulo para seguir adiante e ir atrás dos outros. Não adianta listar uma série metas para cumprir amanhã, não vai rolar e só vai trazer frustração e te deixar mais longe do objetivo. A minha lista possui itens para cumprir todos os meses, itens para cumprir algum momento deste ano e itens que acredito que serão cumpridos ao longo do ano.

Um ponto bem importante das metas, é que elas precisam ser mensuráveis. Preciso de critérios de sucesso bem definidos para saber se estou no caminho certo. Disse que queria voltar a visitar a praia, por exemplo. Não disse quantas vezes queria ir lá para este ano, o que quer dizer que uma vez basta. Se isso não fosse suficiente, deveria especificar o número de visitas que deveriam ser cumpridas. Mas neste meu caso, uma vez já basta mesmo.

As metas precisam ser desafiadoras, mas também alcançáveis. Por exemplo, o peso que eu preciso alcançar. Perder 10 kg em um mês é um sonho que não será realizado. Perder esse mesmo peso ao longo do ano é possível e bastante desafiador, principalmente uma vez que eu me permiti chegar a um peso 10 kg acima do ideal.

Estabeleci que eu precisava fazer os seguintes itens para atingir o objetivo de cuidar da saúde. Separei em dois grupos para ilustrar que o primeiro é da saúde física e o segundo da saúde mental.

  • Beber pelo menos 2 litros de água por dia
  • Fazer pelo menos 50 km por mês no Nike+
  • Voltar para a natação
  • Chegar a 55 kg
  • Normalizar taxas do meu exame de sangue (no ano passado, as taxas de glicose e colesterol estavam na faixa limítrofe)

 

  • Ler pelo menos 2 livros por mês
  • Voltar a visitar a praia (que eu não vou desde que comecei o MBA)
  • Iniciar o segundo módulo da formação de sommelier

Percebi que algumas das minhas metas se encaixam melhor como objetivos, principalmente porque tenho uma lista de ações para conseguir realizá-las. E, são coisas que eu quero realizar no segundo semestre.

  • Fazer a tatuagem de caveira
  • Trocar de carro

Tenho um objetivo profissional para este ano, com algumas metas para serem cumpridas, mas decidi deixar público a parte de estudo. Isso foi um ponto que, durante um certo tempo, fui deixando para trás por causa da correria do trabalho no dia a dia. Quando me dei conta, estabeleci que precisava ter mais foco nos estudos e tenho tido bons resultados.

  • Cursar o M30
  • Cursar o Positive Coaching

Quem quiser acompanhar a evolução das minhas metas, é só me seguir no instagram @lisa.hayashida. E você, já definiu suas metas para este ano?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s