Mudanças x Pessoas

Pessoas são diferentes, fato. Não existe uma abordagem única que sirva para todos. Para melhorar uma organização, é necessário trabalhar com as necessidades das pessoas individualmente e lidar com as barreiras que edificam suas mentes.

Uma forma de  mudar uma organização, a nível de indivíduos, é aplicando o modelo ADKAR, criado por Jeff Hiatt em 2006. Trata-se de um modelo de gestão de mudanças orientado a metas, que não deixa esquecer de lidar com o aspecto de pessoas.

Esse modelo possui 5 dimensões:

adkar

Awareness (Consciência)

As pessoas precisam ter consciência da vontade de mudar. Mas isso depende muito da forma de transmitir essa mensagem. É necessária uma boa comunicação, que vai desde o conteúdo da mensagem até a forma de transmitir. Um outro ponto importante é dar o exemplo. É necessário mostrar como sua visão pode se transformar em realidade, praticando aquilo que está se pregando.

Desire (Desejo)

Além de conscientizar as pessoas a respeito de suas ideias, é importante complementar com gatilhos emocionais para que a mudança aconteça, ou seja, a mudança precisa ser urgente e atraente. As pessoas precisam sentir a crise e experimentar as ideias para desejar a mudança. Procure atingir os desejos intrínsecos: status, ordem, honra, propósito, curiosidade, maestria, aceitação, liberdade, poder e relação.

Knowledge (Conhecimento)

Depois de ter consciência da necessidade de mudança e do desejo, o próximo passo é entender o que precisa ser feito. A maneira de como ensinar quanto o seu conteúdo. Isso pode ser feito por técnicas de aprendizado interativas, como storytelling, exercícios e jogos.

Ability (Habilidade)

Após ter o conhecimento, é preciso ter habilidade para mudar. Um agente de mudança precisa remover qualquer obstáculo que possa impedir que as pessoas adotem os comportamentos desejados. Dê às pessoas o espaço e os meios de que precisam para aprender e praticar suas habilidades.

Reinforcement (Incentivo)

A mudança precisa ser sustentável, por isso precisa de incentivo. Todo processo de mudança precisa ter ganhos de curto prazo. As pessoas precisam sentir que estão fazendo um bom trabalho. Certifique-se de comemorar os pequenos sucessos para que as pessoas saibam que estão caminhando na direção certa e para que queiram continuar trabalhando para atingir esses objetivos.

Fonte: Appelo, Jurgen. How to Change the World: Change Management 3.0, 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s