Ser ou não ser…

Muita gente se contorce ao ouvir Sangue de Boi ou Chapinha. Não é difícil ouvir essas pessoas usarem de desdém: “Isso não é vinho!!!”. Quem nunca bebeu um dos dois, que atire a primeira pedra. E lamento dizer mas, segundo a legislação brasileira, são vinhos sim.

De acordo com definição do Ministério da Agricultura, vinho é a bebida resultante da fermentação de uva, com teor alcóolico de no mínimo 7%.

Dentre as categorias definidas, vinhos como o Sangue de Boi entram na categoria de Vinhos de Mesa. Eles são produzidos com uvas de parreiras americanas. Basicamente são as uvas que comemos em natura. Seu vinho apresenta um aroma característico, por causa da presença de uma substância denominada antranilado de metila. E em geral, são vinhos simples.

Há uma outra categoria, chamada de Vinhos Finos. São vinhos produzidos com uvas da espécie Vitis Vinifera, daí conta com inúmeras variedades: Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Pinot Noir… Cada um deles gera vinhos com características próprias. Descrever todos eles vai ter muita história e mesmo assim, vai faltar muita coisa. Aos poucos…

No começo, só era possível encontrar Vinhos Finos importados, principalmente da Europa. Mas atualmente é possível encontrar bons vinhos chilenos com preços acessíveis em qualquer supermercado. O mercado brasileiro de vinhos tem investido muito em tecnologia e estão produzindo Vinhos Finos com muita qualidade.

Com uma variedade tão grande de vinhos, descobrir o tipo ideal depende de gosto. E cada um tem o seu. Descubra seu vinho ideal e faça um brinde a essa bebida refinada e complexa. 😉

10402392_926380527390083_4555162592689642807_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s