Eternos adolescentes

Em inglês, adolescente significa teenager. Na tradução literal, contempla a faixa de idade até finalizar a casa dez ou seja, uma pessoa não é mais adolescente com 20 anos. Mas na prática, não é o que acontece nos dias atuais.
Antigamente, as pessoas saíam para construírem suas vida por volta dos 20 anos, as vezes um pouco menos. Os homens começavam a trabalhar muito cedo e as mulheres aprendiam tudo o que era possível de prendas domésticas. Eles se casavam cedo, e a partir de então passavam a construir suas vidas. Depois veio a necessidade de formar em um curso superior, que no caminho feliz concluía-se mais ou menos com 23 anos. Mas depois a necessidade era de conseguir estabilidade profissional, por volta dos 30 anos. E assim por diante…
Além disso, existe o ‘sair da casa dos pais’ e aprender a se virar sozinho. As pessoas costumavam a fazer isso quando começavam a contruir suas vidas. Hoje em dia, uma boa parte delas prefere adiar essa etapa o máximo que puder. Esse tema rendeu até reportagem na TV. Eu mesma já conheci pessoas que, com quase 40 anos, ainda não tinham saído da casa dos pais.
Saí da cada de meus pais com 21 anos, depois que terminei a faculdade e por oportunidade de trabalho. Saí de Londrina/PR e fui para São Paulo/SP. A primeira reação da maioria das pessoas foi de espanto. Mas decidi sair para seguir meu caminho. Isso já tem um pouco mais de 10 anos, então deu para aprender muita coisa. E mesmo assim, continuo aprendendo.
Hoje me espanto por ver pessoas que beirando os 30 anos, se comportam como se tivessem a metade dessa idade ou, ainda moram com os pais. Claramente, elas não tem consciência de que o tempo está passando. Um dia elas precisarão se virar sozinhas e vão passar essa fase a duras penas. Elas saberão o que fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s