FISL 11 – Palestra: Quer aprender a programar de verdade, pergunte-me como

O palestrante foi o Henrique Bastos. É a segunda palestra que eu assisto dele, consequentemente, os mesmos ‘causos’, mas mesmas frases de feito.
A primeira foi dele me explicando scrum “by the book”, com o seu surpreendente exemplo de que, usando scrum, uma equipe de 14 pessoas colocou um site no ar em 1 dia. Mas essa segunda foi interessante.
Ele começa explicando o início de carreira inial de um desenvolvedor: programando pascal na faculdade e fazendo um estágio formal. Segundo o palestrante, o ensino de computação é waterfall, mais do que em empresas.
Como técnicas para aprimoramento de desenvolvimento, ele citou o DojoRio (pares) e o ForkingRio (individual)
Dojo: um grupo se reúne, alguém propõe um problema lúdico, o grupo decide uma estratégia inicial, decide os papéis. Como papéis há o piloto e co-piloto, sendo que esse segundo não programa. Os papéis mudam a cada turno. São fases do Dojo: vermelho, piloto escreve o teste e o código, co-piloto ajuda o piloto e a plateia observa em silêncio; verde, execução de testes, todos, inclusive a platéia podem dar opiniões; refatoração: “organizar o código como se o próximo programador fosse um psicopata que sabe onde você mora”; retrospectiva.
Forking: feito normalmente para contemplar os finais de semana, o grupo decide o que estudar e o que implementar. Depois cada um vai para sua casa, fazer sua própria implementação. Na segunda se reúnem,depois é feito o merge, união das soluções e o diff, comparação das soluções implementadas.
Duas formas curiosas de formar um grupo de estudo 😉

Frases de efeito:
Arte e ciência são duas faces da mesma moeda (Donald Kunth)
Teoria e Prática são faces da mesma moeda (palestrante)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s