FISL 11 – Palestra: O caminho Ágil entre Requisitos e Testes

Apresentação de Cesar Vianna, do Serpro. O palestrante explicou, por meio do case “Serpro Expresso”, como trabalhar com práticas ágeis desde a gestão de requisitos até os testes. Trata-se de um software de comunicação, mais detalhes a respeito desse projeto em http://www.expressolivre.org.
Algumas dificuldades que eles tiveram durante o processo de desenvolvimento são: a inclusão do Serpro no meio do processo de desenvolvimento, pois eles tinha a necessidade de substituir o software de comunicação que era proprietário. Além disso, havia a falta de processo aderente ao desenvolvimento colaborativo, clientes indefinidos, requisitos vagos, desenvolvimento distribuído, diferenças de prioridade e falta de testes automatizados.
A proposta de gestão de desenvolvimento contemplava: técnicas flexíveis para gestão de requisitos, técnica ágil, gerenciamento automatizado. Para isso, usaram o processo Demoiselle, que faz uso da ferramenta ágil com o mesmo nome: http://demoiselle.sourceforge.net/process. Uma dos pontos enfatizados pelo palestrante foi que o analista de teste participa desde o início do processo de concepção do projeto, auxiliando na captação de requisitos. E que nos testes de aceitação, o próprio usuário navega no sistema para verificar se o requisito está OK.
Outras ferramentas de apoio utilizadas são: Ice Scrum para gestão de projeto (http://www.icescrum.org) e Selenium para automação de testes (http://seleniumhq.org).
Para trabalhos futuros: níveis de maturidade em desenvolvimento ágil, controle de versão distribuída, técnicas automatizadas para verificação de padrões, gestão de defeitos no desenvolvimento de software livre. Para esse último item, o palestrante comentou que não se trata de gestão de bugs, e sim de adequações para o projeto deles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s